Consultoria de Imagem

Aparência bem cuidada transmite credibilidade


João trabalha numa multinacional há 20 anos e acaba de ser promovido. Para ocupar o cargo de diretor executivo, ele vai ter que incrementar o conhecimento de inglês e frequentar aulas de etiqueta. Em uma das sessões, a consultora avalia até o ‘conteúdo’ do guarda-roupa do profissional. Ele nem imaginava quanta coisa precisaria rever só porque mudou de cargo. Mas acompanhou as orientações para mudança e alterou também a rotina de vida.

A historinha ilustra rapidamente a reviravolta que acontece na vida de um profissional cuja carreira está em ascensão. Além de negócios, finanças e comunicação, o profissional tem que aprender a se vestir. O novo comportamento e novos itens no cabide vão conferir maior credibilidade e promover o destaque no ambiente corporativo.

Para a consultora de imagem, Renata Lima, da RM Consultoria de Imagem, é importante que o profissional transmita segurança e saiba se portar de forma correta e harmoniosa para ser reconhecido e respeitado no ambiente profissional. “Quando o profissional se sente seguro, ele transmite esta segurança para os outros, através das suas atitudes, pelo tom de voz e postura e aparência”, acrescenta Renata.

O mundo corporativo tem suas variações de conduta interna em relação à vestimenta. “Por isso o profissional tem que se adaptar ao ritmo de cada empresa”. A conclusão é da professora de moda e consultora de imagem Sylvia Cesário Pereira. Ela recomenda que o profissional acompanhe o "dress code", o código de vestimenta que cada empresa utiliza para orientar seus colaboradores. Mas independente disso, é primordial que todo profissional se preocupe com a imagem, inclusive no contato com os jornalistas.

A consultoria de imagem tem grande importância no posicionamento do líder junto à imprensa e é, inclusive, uma das orientações do Media Training, o treinamento que forma porta-vozes para o contato com os jornalistas. É importante que um profissional de relevância compreenda a necessidade do traje adequado, porque cinegrafistas e fotógrafos estarão a postos para registrar as imagens do entrevistado. Preste atenção em algumas dicas:

barba

Barba por fazer é imperdoável para executivos. O estilo despojado vale só para os artistas.
cabelo Cabelos despenteados dão ar de pessoa descuidada, sem asseio.

camisa branca

Num ambiente externo durante o dia, a camisa branca pode 'sugar' a luz natural e escurecer o rosto do entrevistado. No estúdio, a iluminação adequada resolve isso.

transparência

 

Roupa transparente chama atenção demais, único objetivo de quem usa. A profissional de credibilidade não pode se arriscar.

maquiagem

É importante usar maquiagem para correção e redução do brilho do rosto. Mas opte pela discrição a fim de não parecer que vai a uma festa. Deixe a maquiagem carregada para a noite em eventos sociais.

Aurea Regina de Sá é jornalista, pós graduada em Comunicação Empresarial e especialista em Media Training, treinamento que capacita porta-vozes no relacionamento com a imprensa.